Nova licença permite mobilização para construção da FICO

O Ministério de Infraestrutura, através da Valec, obteve junto ao Ibama a nova licença de instalação para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), um passo à frente para o início da construção de mais de 383 km de trilhos entre Mara Rosa/GO e Água Boa nos próximos meses.
Publicada no Diário Oficial da União, a nova autorização tornará o projeto da ferrovia mais sustentável.
Para atender as condicionantes indicadas pelo órgão licenciador, os projetos foram alterados para reduzir a quantidade de aterros com altura superior a 20 metros, que estavam previstos para os km iniciais da Fico, com o intuito de permitir a travessia de animais de um lado ao outro da linha férrea e minimizar possíveis acidentes.
“Muito em breve iniciaremos as obras de construção da FICO, que vai ligar o Vale do Araguaia à Norte-Sul e, futuramente, ao litoral da Bahia. A mobilização já começou”, destacou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.
PROJETO
A FICO é parte fundamental do plano de expansão da malha ferroviária do Governo Federal para reequilíbrio da matriz de transporte e redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior.
Em um primeiro momento, a ferrovia terá 383 km de extensão entre Mara Rosa, a partir da ligação com a Ferrovia Norte-Sul (FNS), até Água Boa, podendo ser estendida até Lucas do Rio Verde.
No início de junho, as equipes do MInfra, da Valec e da Vale realizaram visitas técnicas na região que será o encontro das ferrovias.
A construção da FICO será realizada pela Vale, fruto da primeira iniciativa de investimento cruzado do Governo Federal, a partir da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), em parceria com a Valec.
Cerca de R$ 2,7 bilhões, que seriam pagos em outorga à União, serão investidos pela Vale na construção da ferrovia.