Ferrogrão transportará maior parte da safra em 9 anos, diz ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que a construção da EF-170, a Ferrogrão, projeto de ferrovia de 933 km entre Sinop e Miritituba/PA, vai transportar a maior parte da safra de grãos do Mato Grosso após 9 anos de concessão.
A expectativa de produção pelo estado é de 120 milhões/toneladas por ano nesse período. O leilão está programado para o 3º trimestre. O projeto encontra-se sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
“[A Ferrogrão] tem o poder de jogar a tarifa para baixo e tornar os nossos produtores extremamente competitivos em relação aos nossos pares ao redor do mundo. E a ferrovia faz sentido porque vai atender um estado que vai produzir em 9 anos 120 milhões de toneladas de grãos por ano”, destacou Freitas, no Fórum Brasil de Investimento 2021, nesta terça (1º).
Tarcísio destacou também em sua fala que o mecanismo de outorga variável, presente nos novos contratos de concessão, ajuda o investidor em caso de perda de demanda e flutuação do câmbio e é usado para equilibrar contratos em cima do valor que o concessionário deve pagar todos os anos ao governo por explorar uma concessão.
ECONOMIA
A Ferrogrão deve trazer uma economia de R$ 19 bilhões no valor gasto com frete, conforme destacou o secretário nacional de Transportes Terrestres do Minfra, Marcello Costa, na última semana.
“É possível que a gente consiga reduzir mais de R$ 19 bilhões em custo do frete em relação à rodovia, isso é garantir a competitividade necessária para o Brasil”, afirmou.
A expectativa é que a ferrovia reduza em 50% a emissão dos gases do efeito estufa e retire um milhão de toneladas de CO2 da atmosfera, além de usar a faixa de domínio da BR-163 como traçado, sem sobrepor terras indígenas, quilombolas ou unidades de conservação.